“Diga-me e eu esquecerei, ensina-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei.” Benjamin Franklin
Nossos alunos precisam receber muito mais do que conteúdo para estarem preparados para o mundo do amanhã. Em um futuro próximo, a inteligência artificial estará em tudo, em todos, o tempo inteiro e realizará a maior parte das tarefas. Dos humanos esperaremos atuações vinculadas ao que nos define como humanos:
• Inteligência social e emocional agregadas às práticas;
• Propósito para além das metas;
• Sensibilidade para “enxergar” o mundo além da matéria e da energia.
Que aluno queremos formar?
Um aluno feliz;
Um aluno preparado para a vida e para o mercado de trabalho;
Um aluno íntegro, ético;
Um aluno que atue em sociedade, buscando o bem coletivo;
Um aluno com consciência ambiental e social;
Um aluno que faça bom uso da tecnologia.
Metodologias Ativas
Para diferentes perfis de aprendizagem deve haver diferentes estratégias de ensino. Pensando em atingir a todos os perfis é que escolhemos alguns métodos e estratégias ativos para evidenciar nossa intenção e mostrar um caminho possível para uma aula diferente e uma sala de aula que transcende o espaço físico.
As atividades são elaboradas a partir de um tema central. A turma é dividida em grupos e passa a realizar tais atividades de acordo com as propostas, podendo ser atividades de leitura, questionários, pesquisa, elaboração de mapas mentais, experimentos, etc.
As ferramentas e recursos variam de acordo com a atividade. Além de proporcionar o trabalho cooperativo e de integração entre os estudantes, há sempre a intervenção do professor propondo-lhes perguntas desafiadoras, que os fazem refletir, duvidar e perceber que é preciso comprovar. Elas proporcionam ao aluno trabalhar de acordo com seu próprio ritmo, satisfazer sua necessidade e interesse, aprender a dosar o tempo que permanece em cada atividade, realizar escolhas e tomar decisões, por conseguinte, progredir em direção à conquista de autonomia.
O método investigativo (Inquiry-Based Learning) baseia-se na curiosidade natural e no desejo inato do ser humano de aprender. Visa desenvolver a autonomia, competências de resolução de problemas, compreensão de conceitos científicos e do pensamento crítico e criativo por meio de situações-problema, enigmas ou casos de investigação que devem ser resolvidos de forma colaborativa.
É uma abordagem pedagógica de caráter ativo, que se baseia no desenvolvimento de competências e habilidades, aprendizagem colaborativa e interdisciplinar. Coloca os alunos como responsáveis pela aquisição de seu conhecimento, em um processo de investigação em torno de uma ou mais perguntas e de tarefas planejadas que podem culminar em um produto/artefato.
A aprendizagem baseada em jogos se utiliza da motivação, do bem-estar e da emotividade presentes nos jogos para promover ações pedagógicas engajadoras, aprendizagem personalizada e sistêmica aos alunos, de modo a tornar o ambiente de aprendizagem um espaço eficaz para o desenvolvimento de competências.
No modelo de aula invertida, os alunos estudam previamente os conteúdos disponibilizados pelos professores, que podem ser videoaulas, podcasts, textos, games, slides, e-books, ou qualquer outro material disponível que possa servir de meio para uma aprendizagem dinâmica, autônoma e inovadora.
Com os conteúdos estudados, os alunos partem para a sala de aula. É o momento de aprofundar conceitos, desenvolver atividades em grupo, tirar dúvidas e serem avaliados. A aprendizagem é também consequência dessa interatividade.