Currículo

Iniciação Científica

Em nosso colégio a disciplina de Iniciação Científica está presente no currículo escolar do Ensino Infantil ao Ensino Fundamental II. No Ensino Médio ela se torna optativa e os estudantes são convidados a realizar projetos de pesquisa.

A disciplina tem por objetivo, estimular a prática científica com a utilização da metodologia de pesquisa que se baseia na exploração ativa, no envolvimento pessoal, na curiosidade, no uso dos sentidos e no esforço intelectual na formulação de questões e na busca de respostas. Gerar a indagação e o interesse pela ciência como fonte de prazer, de transformação da qualidade de vida e das relações entre os homens.

As aulas de Iniciação Científica são planejadas com o objetivo de promover a pesquisa e a investigação. Os estudantes vivenciam o método científico e desenvolvem habilidades e competências essenciais para todas as disciplinas e para a sua formação como um estudante crítico e autônomo.

Inteligência Emocional

Assumimos a primazia de nossas emoções para garantir amadurecimento e aprendizado. Só há aprendizado se houver interesse. O ser humano não dedica atenção a algo novo se não tiver desejo pela descoberta, assim como não guarda na memória o que não for significativo: é necessário emocionar-se para aprender. O emocional também é matéria de nossas relações. Reconhecer as próprias emoções e as dos outros é ponto de partida para a colaboração, o envolvimento, a autocrítica e a capacidade de lidar com os desafios.

Pensamento Computacional

Pensamento computacional é disciplina obrigatória em países líderes no ranking educacional e presente em nossa escola.

Mais do que dominar um robô ou um jogo, o Pensamento Computacional possibilita aos alunos aprenderem a buscar soluções rápidas para problemas e desafios encontrados não só no ambiente digital ou escolar, mas na vida. Educar para pensar tecnologicamente é levar nossos estudantes à descoberta de seus próprios caminhos de desenvolvimento.

Aliamos à proposta do pensamento computacional a cultura maker - “faça você mesmo” e tem como base a ideia de que todos somos capazes de criar, construir, consertar ou adaptar com nossos próprios recursos. É o salto do aprender a conhecer para o aprender a fazer, ou melhor, para o aprender fazendo.

Nossa proposta compreende o ensino de CODE - Fundamentos em ciência da computação e linguagens de programação e MAKER - circuitos eletrônicos, robótica e dispositivos digitais.

Nosso ambiente Mind Maker é composto por uma sala de aula totalmente preparada para o aprendizado, com computadores, tapetes pedagógicos e todos os componentes e dispositivos necessários para aprender a aplicar o CODE e o MAKER no dia a dia.

Cultura da Paz

Vivenciamos a paz e o respeito, em cada uma de nossas ações. Para alcançar a paz mundial é necessário fomentar a paz onde vivemos. Promovemos a paz quando respeitamos o meio ambiente e o ser humano em sua diversidade, seja étnica, social ou econômica, quando reconhecemos a multiculturalidade como um valor e compreendemos que nossos interesses são diferentes, mas podem convergir rumo a um convívio pacífico.

Educar para a paz é cuidar de nossas atitudes cotidianas, no mundo físico ou digital, e colaborar para o bem-estar de todos. Pensando assim cuidamos das relações interpessoais, com muito diálogo, posicionamentos, escuta e resoluções de conflitos de forma a convergir para a convivência respeitosa e pacífica entre todos.

As assembleias são movimentos sempre presentes em nosso cotidiano, quer seja na educação infantil ou no ensino fundamental. Momentos de assembleias são preciosos para o diálogo e intervenções.

No Ensino Médio estão organizados os Fóruns de Discussão, com formato de Assembleia das Organizações das Nações Unidas, e são trazidas problemáticas mundiais para que os estudantes possam encontrar soluções favoráveis a harmonia, sustentabilidade e a paz da humanidade.

Avaliações

Por que avaliar? Como todo processo de aprendizagem pressupõe indicadores e rotas específicas do aluno, nossa proposta é colocá-lo no centro do processo avaliativo, tirando da avaliação o estigma de punição e classificação.

Propomos uma série de avaliações que colaboram no diagnóstico de diferentes situações e subsidiam as ações pensadas para atingir novos objetivos ao longo do ano letivo. São recursos e instrumentos de avaliação e autoavaliação para orientar a aprendizagem e fomentar a corresponsabilização do aluno.

Programa de Prevenção e Promoção de Saúde na Escola

Consideramos que a promoção e a prevenção de saúde na escola são fatores que podem contribuir para o bom desenvolvimento de nossas crianças e nossos adolescentes; assim, organizamos o Programa de Prevenção e Promoção de Saúde do Colégio Degraus.

Desenvolvemos um trabalho de parceria e contratação de profissionais da área da saúde que realizarão, periodicamente, trabalhos de sondagem/triagem com nossas crianças e nossos adolescentes, palestras educativas e informativas para a comunidade como forma de orientação, encaminhamentos e contribuição para um desenvolvimento saudável de nossos estudantes.

Esse programa consiste nas seguintes especialidades:

• Clínica de Vacinação
• Oftalmologista/Ótica
• Dentista
• Fonoaudióloga

O colégio também dispõe de Nutricionista e Psicóloga Escolar que atuam cotidianamente nos processos educativos e podem colaborar com orientações às famílias.