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FUNDAMENTOS DO ENSINO MÉDIO

 

Nossa escola fundamenta sua proposta pedagógica nos princípios de ética e de direitos da pessoa humana.  Por isso temos o compromisso de nos orientar sempre para a busca de práticas que reconheçam educadores e educandos como sujeitos éticos de direito.  
 
Assim, nosso currículo foi organizado levando em consideração os direitos ao  conhecimento, a cultura, a formação, a diversidade, o processo de ensino-aprendizagem e a avaliação, os valores e a cultura escolar e docente, a organização dos tempos e espaços.
 
Segundo esta premissa declara-se a seguir o que compreendemos e buscamos institucionalizar sobre tais aspectos, contribuindo assim com os nossos propósitos:
 
Formação e desenvolvimento humano

 

Concebemos que é um processo de apropriação das criações, saberes, conhecimentos, sistemas de símbolos, ciências, arte, memória, identidades, valores, culturas... resultantes do desenvolvimento da humanidade em todos os aspectos.
 
Conhecimento

 

O conhecimento resulta da organização de informações em redes de significados.  Desta forma, a pessoa que aprende está presente em sua totalidade na situação de aprendizagem, assim como suas experiências na escola e com o conhecimento constituirão sua personalidade e sua contribuição com o meio.
 
Também o  trabalho com o educando não pode se restringir a transmitir o conhecimento, mas deve incluir, também, formas de apropriação do conhecimento posto. Com isto queremos dizer que, lado a lado com o conteúdo, é necessário constituir no educando a metodologia de aprender e desenvolver nele a autonomia para se utilizar das fontes de conhecimento formal.
 
Cultura

 

A escola deve garantir a cultura acumulada às novas gerações, recuperar os vínculos entre cultura, conhecimento e aprendizagem.  O trabalho com os valores da cultura e com os valores éticos pode resultar em mudanças de percepção de si, podendo o educando compreender-se como ser produtor de cultura, além de ser apreciador de mesma.
 
Diversidade

 

Considerar as diferenças e as desigualdades que configuram nossa formação social, política e cultural. Reconhecer e respeitar a diversidade é indagar sobre concepções generalistas de conhecimento, de cultura, de saberes e valores, de processos de formação, socialização e aprendizagens.
 
Organização dos tempos e espaços escolares

 

Mudanças vêem ocorrendo ao longo dos tempos sociais, de trabalho, de vida e sobrevivência, que interferem e condicionam os tempos de socialização e formação, de aprendizagem. Assim, ao olharmos para a organização curricular, observamos também a organização dos tempos e espaços escolarese do trabalho dos educadores e estudantes.
 
Avaliação

 

O que avaliamos e como  avaliamos  está relacionado com as competências, habilidades e conhecimentos privilegiados em nosso currículo. Em nossa proposta a avaliação possibilita que crianças, adolescentes e jovens sejam respeitados em seu direito a um percurso contínuo de aprendizagem, socialização e desenvolvimento humano.
 
Consideramos que quando refletimos sobre todas estas questões que a educação, o conhecimento, a escola e o currículo estão a serviço de um projeto de sociedade democrática, justa e igualitária. Um ideal de sociedade que avança na cultura política, social e também pedagógica. Uma sociedade regida pelo imperativo ético da garantia dos direitos humanos para todos.