Agenda Digital
Apresentação do Centro de Estudos Degraus

 

O Centro de Estudos Degraus foi criado por uma necessidade do colégio em atuar de forma mais abrangente na formação continuada de seus professores.

Nesta perspectiva foram organizados dois cursos externos no ano de 2010 – o MOPEI – Modelos Pedagógicos para a Educação Infantil , para educadores de creches de crianças de 0 a 3 anos e o PROEPRE – Fundamentos Teóricos para a Educação Infantil de 4 a 6 anos – curso de extensão da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Tivemos os cursos internos de formação continuada dos professores de Educação Infantil ao Ensino Médio voltados à competência leitora e escritora, com foco na aprendizagem dos gêneros de apoio ao estudo.

O CED atendeu no ano de 2010 à 40 educadores nos seus cursos externos e 25 professores nos seus cursos internos de formação continuada.

Os cursos foram ministrados por mestres da UNICAMP e PUC, além de doutores e especialistas de renome representantes da OMEP – Organização Mundial de Ensino Pré-Escolar. Nossa equipe de gestores também participou em vários momentos nos encontros deformação internas como formadores. Esta equipe é formada por especialistas na área de educação, mestrandos e mestres.

Neste trabalho de formação foram organizadas viagens de estudos e integração para nossos professores em parceria com Escola da Vila em São Paulo, Fóruns de Educação na UNICAMP, Colégio Aletheia - Red Solare Argentina em Buenos Aires e Escola Interativa em Londrina, ambos com uma visão contemporânea sobre a educação.

Iniciamos nosso planejamento de 2011 com Fátima Pacheco, trazendo seus conhecimentos e experiência como uma das gestoras da Escola da Ponte em Portugal, escola de referência em educação na Europa.

Também em 2011 realizamos duas viagens de intercâmbio que nos propiciou a confirmação de nossas ações em relação ao olhar para a primeira e segunda infância (educação infantil e ensino fundamental) quando estivemos nas escolas da Argentina e de Miami – Colégio Aletheia e Fabulinus (AR) e L’Atelier (EUA).
O CED também realizou o Seminário Internacional em 2011 trazendo Maria de Fátima Vieira , colaboradora da equipe da professora Júlia Formosinho da Universidade do Minho/Portugal, trazendo-nos o tema da Pedagogia em Participação.

Para 2012 o CED continua com seu trabalho de formação interna e abre também encontros pontuais em formação para educadores na primeira infância, promovendo também um Seminário Nacional para dialogar com as experiências brasileiras.





II - Como Pensamos e Promovemos a Formação Continuada do Profissional da Primeira Infância

 

Estudar e compreender os bebês e as crianças tem sido nosso maior desafio nos últimos anos e para isso é preciso mobilizar uma formação por meio da reflexão e do diálogo, na qual o educador possa refletir sobre sua prática, pensando em dimensões essenciais, como: a organização dos espaços, a observação e a escuta para a promoção da aprendizagem, a comunicação e a intervenção entre adultos e crianças, o tempo singular da criança, a documentação de episódios e projetos como ponto de partida para pesquisas em relação a primeira infância.

Para tanto encontros para o estudo, são considerados relevantes, e tais podem acontecer contemplando propostas diferentes, como: participação de seminários e cursos, intercâmbio de experiências, encontros coletivos e individuais e breves conversas para otimizar o tempo e o trabalho. Na instituição o educador é convidado a refletir sobre sua prática, por meio de vídeos da própria ação com as crianças, dos registros escritos realizados pelo educador, da leitura de imagens fotográficas, da organização dos ambientes e da visibilização das evidencias das aprendizagens das crianças.

Além de sentar, estudar e dialogar, compreendemos que a ação do educador em encontros de formação é essencial. Nessa perspectiva, experimentar e sensibilizar-se tem um valor indiscutível para entender e refletir sobre as sensações que os bebês e as crianças manifestam, aproximando-se com mais propriedade do desenvolvimento infantil.

E assim... estamos construindo nossa identidade e nossa história, pensando sempre no bem-estar e nas aprendizagens das crianças e dos adultos, sendo que o compromisso e o amor são fundamentais.

Neiva Adriane Hack Buzzi
Assessora Pedagógica - CED




III - Proposta de Encontros em Educação Infantil ( Agosto 2012)

 

E1 – Tempos e espaços... pensando na rotina da educação infantil

Sabemos que a rotina na educação infantil pode ser facilitadora ou cerceadora dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Rotinas rígidas e inflexíveis desconsideram a criança, desconsiderando também o adulto, tornando seu trabalho monótono, repetitivo e pouco participativo. Buscaremos neste curso refletir e potencializar as práticas das crianças em relação às práticas dos adultos, observando seus direitos (de liberdade e expressão, e o direito de tomarem decisões em seu proveito). Apresentaremos alguns dos momentos da rotina em turmas de educação infantil como:

- Momentos Livres (jogo, descanso e passeio)
- Momentos Curtos (canção, história, fantoches, rodinhas de chamada, história, desfraldamento, calendário, etc.)
- Jogos motores e de motricidade global (livre, com material estruturado ou não)
- Atividades dirigidas e organizadas em territórios
- Momentos Individualizados (acolhida, despertar, adormecer, banho ou troca)

II - Composição da Equipe Gestora do CED

 

Direção Pedagógica

  • Patrícia C. de Campos
  • Reinaldo X. de Campos Neto
Coordenadoras Pedagógica

  • Simone Fernanda Arroio da Costa
  • Viviane Quintana Ribeiro
  • Valéria Galiotti
  • Marisa Falco Fonseca Garcia
Assessoras Pedagógica

  • SNeiva Adriane Hack Buzzi
  • Maria de Fátima Pacheco
III - Folder
IV - Formas de Pagamento

 



À VISTA OU PARCELADO ATÉ 2X

Prazo para inscrição: 14/08/2012
Valor: R$ 95,00

Enviar e-mail para:

priscila@degrausnet.com.br
Fone: (11)4492-4642/4727