O Centro de Estudos Degraus foi criado por uma necessidade do colégio em atuar de forma mais abrangente na formação continuada de seus professores.
Nesta perspectiva foram organizados dois cursos externos no ano de 2010 – o MOPEI – Modelos Pedagógicos para a Educação Infantil , para educadores de creches de crianças de 0 a 3 anos e o
PROEPRE – Fundamentos Teóricos para a Educação Infantil de 4 a 6 anos – curso de extensão da Faculdade de Educação da UNICAMP.
Tivemos os cursos internos de formação continuada dos professores de Educação Infantil ao Ensino Médio voltados à competência leitora
e escritora, com foco na aprendizagem dos gêneros de apoio ao estudo.
O CED atendeu no ano de 2010 à 40 educadores nos seus cursos externos e 25 professores nos seus cursos internos de formação continuada.
Os cursos foram ministrados por mestres da UNICAMP e PUC, além de doutores e especialistas de renome representantes da OMEP –
Organização Mundial de Ensino Pré-Escolar. Nossa equipe de gestores também participou em vários momentos nos encontros deformação internas como formadores. Esta equipe é formada por especialistas na área de educação, mestrandos e mestres.
Neste trabalho de formação foram organizadas viagens de estudos e integração para nossos professores em parceria
com Escola da Vila em São Paulo, Fóruns de Educação na UNICAMP, Colégio Aletheia - Red Solare Argentina em Buenos Aires e
Escola Interativa em Londrina, ambos com uma visão contemporânea sobre a educação.
Iniciamos nosso planejamento de 2011 com Fátima Pacheco, trazendo seus conhecimentos
e experiência como uma das gestoras da Escola da Ponte em Portugal, escola de referência em educação na Europa.
Também em 2011 realizamos duas viagens de intercâmbio que nos propiciou a confirmação de
nossas ações em relação ao olhar para a primeira e segunda infância (educação infantil e ensino fundamental)
quando estivemos nas escolas da Argentina e de Miami – Colégio Aletheia e Fabulinus (AR) e L’Atelier (EUA).
O CED também realizou o Seminário Internacional em 2011 trazendo Maria de Fátima Vieira ,
colaboradora da equipe da professora Júlia Formosinho da Universidade do Minho/Portugal, trazendo-nos
o tema da Pedagogia em Participação.
Para 2012 o CED continua com seu trabalho de formação interna e abre também encontros
pontuais em formação para educadores na primeira infância, promovendo também um Seminário Nacional
para dialogar com as experiências brasileiras.